sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Abraão, o pai da fé

Texto base: Hb 11.8-10, 12, 13, 15, 17 – “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus. Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de voltar. Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito, aquele que recebera as promessas.

Introdução
Muitos homens na Bíblia deixaram em seus epitáfios, uma lembrança célebre de seus feitos. Davi, por exemplo, é o homem segundo o coração de Deus. Elias, o profeta do fogo. Isaías, o profeta messiânico. Jeremias, o profeta das lágrimas. E dentre tantos outros, Abraão é o pai da fé. Nesta lição, temos por objetivo, analisar os pontos fortes e os pontos fracos do patriarca e aplicar princípios milenares para obtermos uma vida ainda mais vitoriosa.

1. Aspectos da promessa
As promessas feitas a Abraão (Gn 12.2,3) possuem características importantes e que merecem nossa atenção.
1.1   Farei de ti uma grande nação
Abraão deu origem não somente ao povo israelita, mas também aos povos árabes. Dessas nações é que nasceram as religiões monoteístas e mais fortes do planeta: judaísmo, cristianismo e islamismo.
1.2 Abençoar-te-ei
Embora seja óbvio, Deus jamais nos chama para uma mudança com o intuito de nos amaldiçoar. Ele disse através do profeta Jeremias: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança” (Jr 29.11).
1.3 Engrandecerei o seu nome
Muitos estão em busca de terem seus nomes no hall da fama, mas engana-se quem pensa que a promessa divina a Abraão era a esse respeito. O nome do pai da fé foi engrandecido a tal ponto que várias gerações o admiraram e ainda hoje o fazem (cf Mc 14.3-9).
1.4 Tu serás uma bênção
Numa época de inversão de valores desregrada, urge entender que a prioridade de Deus não era dar bênçãos a Abraão, mas sim que ele fosse uma bênção por onde quer que passasse.
1.5 Abençoarei os que te abençoarem
O contrário também é verdade. Jesus disse: “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa” (Mt 10.40-42).
1.6 Todas as famílias da terra
O último e não menos importante aspecto da promessa feita a Abraão diz respeito não apenas às dispensações veterotestamentárias, mas inclusive à da Graça. Pedro confirma essa promessa em At 3.25.

2. Aspectos da fé de Abraão
Dos 40 versículos listados no capítulo 11 da carta aos hebreus, 12 são dedicados a Abraão. Em Gênesis 15, o Senhor chama-o para fora de sua tenda e mostra as estrelas, revelando que assim seria a descendência abraâmica, incontável. Diz a Bíblia que Abraão creu e isto lhe foi imputado por justiça (Gn 15.6). A fé foi comparada a um grão de mostrada por Cristo (Mt 17.20). Essas sementes têm cerca de 2 mm de diâmetro e cores que vão do branco amarelado ao preto. O grão de mostarda que Jesus tinha em mente na sua parábola (Mateus 13:31-32) era provavelmente a mostarda preta, uma árvore que cresce até uma altura de aproximadamente 5 metros. Entre os rabinos, um grão de mostarda era uma expressão comum para qualquer coisa muito pequena. Sendo assim, podemos destacar pelo menos 4 aspectos da fé de Abraão:
2.1.1 Fé para renúncia
O Senhor chamou a Abraão e estabeleceu que para cumprir as promessas em sua vida era necessário que ele saísse de sua parentela, isto é, da casa de seu pai.
2.1.2 Fé para o desconhecido
Abraão foi chamado por Deus para se dirigir a uma terra desconhecida. Ele não tinha a menor idéia para onde iria, nenhuma segurança, senão a própria palavra divina.
2.1.3 Fé diante do impossível
Quando Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de uma grande nação, o patriarca tinha 75 anos (Gn 12.4). Depois de esperar 10 anos, Sara quis dar uma mãozinha para o cumprimento da promessa e entregou-lhe Agar, sua serva. Um ano depois nascia Ismael (Gn 16.3,16). Mas o ápice da fé diante de circunstâncias impossíveis, deu-se quando ele estava com 99 anos e sua esposa com 90. Ele, em idade já avançada e Sara estéril. Abraão chega a rir e o mesmo acontece com Sara (Gn 17.17;18.12), por isso o filho da promessa se chama Isaque (risada).
2.1.4 Fé para entrega total
Depois do nascimento de Isaque, a Bíblia omite se Abraão manteve sua relação com Deus ou não e suben-tende-se que ele esqueceu-se um pouco do Senhor. Muitas pessoas buscam assiduamente a Deus quando precisam de algo e depois de receberem acabam relaxando sua espiritualidade. Assim sendo, Deus pede Isaque a Abraão. Podemos entender que não era uma entrega fácil, pelas próprias palavras ditas pelo Senhor:
Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem tu amas” (Gn 22.2a). Porém, mesmo apegado com o filho da promessa, Abraão tomou-o e não apenas teria fé para devolver ao Senhor o que havia recebido, como também teve fé que Deus é Jeová-Jiré, o Deus da provisão (Gn 22.8,14).

3. Outros pontos fortes
Além da fé gigantesca do patriarca, outros pontos são dignos de serem observados.
3.1 Ele não contendeu com Ló
Depois de sair da terra de Harã juntamente com seu sobrinho Ló e Chegarem a uma terra entre Betel e Ai, houve contenda entre os pastores do tio e do sobrinho. A fim de evitar mais problemas, Abraão deixou que Ló decidisse para onde queria ir. Este, movido de ganância escolheu a planície do Jordão, que era uma terra bem regada e próxima das grandes cidades Sodoma e Gomorra.
3.2 Foi corajoso no resgate de Ló
Com apenas 318 homens Abraão foi em resgate de seu sobrinho pelejando contra 4 reinos (Gn 14.12-17).
3.3 Era um senhor íntegro
Abraão enviou seu servo Eliézer à terra de seus parentes com o intuito de encontrar uma esposa para seu filho Isaque. Seu servo saiu com 10 camelos, jóias de ouro e de prata, vestidos e outras coisas preciosas. Se Abraão fosse um homem mau, seu servo não perderia a oportunidade de ir embora e levar consigo todos os bens que estavam em seu poder.

4. Pontos fracos
Vejamos alguns pontos-fracos de Abraão e o que podemos tirar de lição com eles.
4.1 O pai da fé teve dúvida
Talvez o fato de terem se passado 24 anos aguardando a promessa de Deus tenha deixado Abraão confuso. Ele achou que o herdeiro poderia ser Eliézer (Gn 15.2), mas Deus disse que este seria fruto de suas próprias entranhas. Ismael já atendia a este quesito e quando Deus lhe revela que a promessa seria cumprida em Sara, uma mulher de 90 anos e estéril, o patriarca ri (Gn 17.17)
4.2 Aceitou o pedido de Sara
Sara lhe fez uma proposta indecente: Já que o filho da promessa é fruto de sua entranha, durma com minha serva Agar e a promessa se cumprirá. Ele não hesitou.
4.3 Contou meias verdades
Por duas vezes, Abraão temendo o mal contou a meia verdade de que Sara era sua irmã: a primeira vez para um faraó egípcio e a outra para Abimeleque, rei de Gerar. Se não fosse a intervenção divina...

Conclusão
Abraão deixou-nos vários bons exemplos e mesmo em suas falhas podemos aprender a vigiar e não cometer os mesmos delitos. Assim como ele foi o pai da fé, que nós possamos ser o pai na fé de várias pessoas, levando-as ao conhecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador.

Questionário
1.       Qual aspecto da fé de Abraão mais lhe chama a atenção?
2.       O que você aprendeu com a semente de mostarda?
3.       Quantos anos Abraão esperou pelo nascimento de Isaque?
4.       Qual era o nome do servo de Abraão?