domingo, 13 de maio de 2012

A Torre de Babel

Gênesis 11.1-8 – “Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma. E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram. Disseram uns aos outros: Eia pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa. Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

Introdução
Babel foi uma cidade edificada na planície de Sinear e fundada por Ninrode. Esperava-se que Babel fosse o centro do império mundial. Alguns sugerem que, em função do dilúvio, eles pensassem em prevenir-se contra outra calamidade semelhante, edificando uma torre altíssima. Além dessas coisas, Babel foi a cidade que deu origem ao império babilônico, o mesmo que levou cativo o povo de Israel por 70 anos. Nesta lição, vamos aprender como Babel influenciou e influencia até hoje o contexto espiritual e religioso da humanidade.

1. Conhecendo Ninrode
Ninrode era filho de Cuxe, que era filho de Cam, o filho de Noé. Ele é descrito como “poderoso caçador diante do Senhor” (Gn 10.9). Ele estabeleceu um império em Sinar (Babilônia), sendo as suas principais cidades Babel, Ereque, Acade, e Calné, estendendo-se depois este império na direção do norte, ao longo do curso do Tigre sobre a Assíria, onde ele fundou um segundo grupo de capitais, Nínive, Reobote, Calá e Resen. A tradição de Ninrode é ainda forte entre os árabes modernos, que lhe atribuem todas as grandes obras públicas da antigüidade.
1.1 Um tipo de anticristo
Da mesma forma que algumas pessoas no A.T. aparecem como uma tipificação do Cristo (Melquisedeque, Isaque, Moisés, Josué), Ninrode acabou tornando-se, em função de suas obras malignas, uma tipificação do anticristo. Demonstrando sua profunda rebeldia contra Deus, ele chefiou a construção de "uma cidade e uma torre cujo topo chegue até aos céus..." O sentido literal destas palavras, revela que era uma torre para a adoração dos astros, da lua, do sol e das estrelas. O anticristo é mencionado principalmente nos livros de Daniel, 2 Tessalonicenses e Apocalipse. Ele possui algumas características: gênio intelectual (Dn 7:20), gênio de oratória (Dn 7:20), gênio da política (Dn 11:21), gênio militar (Dn 8:24), gênio em administração (Ap 13:1-2), gênio religioso (2 Ts 2:4).
1.2 Gênio intelectual
Entende-se por intelectual, alguém que possui grande domínio da inteligência. Pode-se observar tal característica em Ninrode em sua vasta governança e edificação de cidades e obras públicas.
1.3 Gênio de oratória
Lemos em Gn 11.4: “Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra”. Partindo do pressuposto de que Ninrode chefiava os que disseram isso, podemos ver sua grande habilidade persuasiva.
1.4 Gênio da política
Ninrode não edificou apenas Babel, mas outras cidades, tais como Ereque, Acade, Calné, Nínive, Reobote, Calá e Resen.
1.6 Gênio militar
Ninrode foi chamado de “poderoso caçador diante do Senhor” (Gn 10.9). Embora o termo não se refira diretamente a um General, podemos entender seu domínio com armas primitivas em uma época em que ainda não havia guerras.
1.7 Gênio em administração
Chefiar e administrar 8 cidades não é para qualquer pessoa nem mesmo nos dias de hoje. Ninrode demonstra grande habilidade administrativa quando realiza tal façanha (Gn 10.10,11)
1.8 Gênio religioso
A torre de babel não era simplesmente uma grandiosa obra arquitetônica, mas uma torre-templo. Os caldeus, babilônios primitivos, cultuavam vários deuses, dentre eles as forças dos astros e da natureza. De acordo com estudiosos teológicos Ninrode foi casado com Semíramis e conta-nos a tradição ela esperava um filho quando Ninrode morreu. Assim que a criança nasceu, ela declarou que o menino – que se chamava Tamuz – era a reencarnação de Ninrode. Aí estava fundada a base do espiritismo. Semíramis e Tamuz passaram a ser adorados e podemos ver essa idolatria na própria história bíblica (Ez 8.12-14; Jr 7.18;44.16-19).

2. Babel x Pentecostes
2.1 Reconciliação com Deus
Na construção da Torre-templo de Babel, o objetivo dos homens era de oposição a Deus, mas no dia de Pentecostes o objetivo de Deus era a reconciliação dos homens com o criador.
2.2 Mover de cima para baixo
Em Babel, o mover era de baixo para cima, era a força dos homens querendo afrontar o Altíssimo. Mas em Pentecostes o mover veio de cima para baixo, veio do Altíssimo para os homens, para a Igreja.
2.3 Sai do céu para alcançar a terra
Em babel, os homens saem da terra para empreitar a tentativa de Alcançar o céu, ao passo que em Pentecostes o próprio Deus alcança os homens desde os céus.
2.4 Unidade desfragmentada
Em Babel, houve divisão e dispersão do povo após a confusão das línguas, quebrando a unidade maligna que se empreendia, mas em Pentecostes a unidade é marcada através da descida do Espírito Santo sobre os homens do cenáculo.
2.5 Vários idiomas para unidade
Em Babel, variedade de línguas demarcava a separação do povo e em Pentecostes, a variedade de línguas demarcava o início do cumprimento da promessa descrita em Jl 2.28,29.

3. A importância da unidade
Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer” (Gn 11.6). Três aspectos saltam aos nossos olhos nesse versículo:
3.1 Eis que o povo é um
O próprio Deus comenta que aquelas pessoas estavam com um único propósito. Embora o que almejavam fazer não fosse algo que glorificasse ao Senhor e sim aos homens, podemos destacar a importância da Igreja em agir em um só propósito. Na ocasião de babel, havia ali homens com características diferenciadas entre si, mas isso não foi empecilho para que avançassem no tal projeto arquitetônico. Fica para nós o aprendizado quanto à diferença entre unidade x uniformidade. Na Obra de Deus, temos pessoas com dons, talentos, personalidades, temperamentos, culturas, histórias, gostos, manias, trejeitos, características físicas, situações financeiras e tantas outras coisas diferentes, mas o que nos une é maior do que todas essas particularidades. Há diversidade de dons, de operações e de ministérios, mas é o mesmo Espírito que opera tudo em todos (1 Co 12.4-6).
3.2 Todos têm uma só língua
Muitas vezes a chave para a vitória nem é a oração e sim a comunicação. Conta-se de um casal de idosos comemorava suas Bodas de Ouro. Enquanto tomavam juntos o café da manhã a esposa pensou “por cinqüenta anos tenho sempre sido atenciosa para com meu esposo e sempre lhe dei a parte crocante de cima do pão. Hoje desejo, finalmente, degustar eu mesma essa gostosura”. Ela espalhou manteiga na parte de cima do pão e deu ao marido a outra metade. Ao contrário do que ela esperava, ele ficou muito satisfeito, beijou sua mão e disse “minha querida, tu acabas de me dar a maior alegria do dia. Por mais de cinquenta anos eu não comi a parte de baixo do pão, que é minha preferida. Sempre pensei que eras tu que deverias tê-la, já que tanto a aprecias”.
3.3 Agora não haverá restrição
A frase completa é que não haveria restrição para o que eles intentassem fazer. Isso é fácil de se entender, pois quanto mais pessoas se unem em prol de um projeto, maior é a força, conforme o versículo a seguir: “Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vos” (Lv 26.8).

Conclusão
Dentre tudo o que aprendemos aqui hoje, o mais importante de ser afi-xado em nossos corações é sobre a unidade. Foi essa a petição que Jesus fez na oração sacerdotal e quem responderá a essa súplica não é o Pai e sim a Igreja (Jo 17.20,21).

Questionário
1.       Cite 2 características de ninrode
2.       Cite 1 diferença entre Babel x Pentecostes
3.       Por que a unidade é impor-tante?
Qual a diferença entre unidade e uniformidade?