quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Igreja que tinha uma porta aberta

Ap 3.7-13 – “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Relembrando o que já estudamos:

A Igreja que deixou o primeiro amor (Éfeso)
A Igreja Perseguida (Esmirna)
A Igreja que se misturou com o mundo (Pérgamo)
A Igreja que tolerou falsos ensinos (Tiatira)
A Igreja que estava morta (Sardes)

Introdução

·         As únicas referências bíblicas sobre Filadélfia se encontram no Apocalipse (1:11; 3:7).

·         Esta cidade gozava uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia.

·         Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade, pois Filadélfia significa amor fraternal.

·          A região produzia uvas e o povo especialmente honrava Dionísio, o deus grego do vinho.

·         A cidade servia como base para a divulgação do helenismo (influência grega nos costumes e idéias em outras nações) às regiões de Lídia e Frígia.

·         Foi localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia.

·         Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério.


1.      A apresentação de Jesus

O que é Santo – Santidade é um dos principais atributos de Deus (Ap 4.8; Is 6.3; 40.25). A santidade é um atributo comunicável, isto é, compartilhado de Deus para o homem. Embora tenhamos capacidade de escolha e de viver separados do pecado, somos limitados e incapazes de sermos santos no mesmo grau divino. Entretanto, não podemos nos conformar com isso e viver segundo a ordenança de Deus (Rm 12.2; Lv 11.44a).

O que é verdadeiro – Embora aquela sociedade estivesse contaminada pela cultura grega politeísta (At 17.22,23), Jesus se apresenta dizendo que Ele é o verdadeiro Deus (1 Jo 5.20). Somos o tempero desta terra e precisamos manter o sabor, pois “se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens” (Mt 5.13). Vivemos no mundo, mas não devemos ser como ele. O discípulo amado disse que aquele que ama o mundo, o amor do Pai não está nele (1 Jo 2.15). A Igreja pós-moderna possui o enorme desafio de não se deixar contaminar pelo “helenismo” contemporâneo. Embora a Grécia não possua mais tamanha influência global, sabemos que seus preceitos antigos continuam vivos e que é repassada através da mídia secular. Novelas ensinam o adultério explícito e as pessoas batem palma, o Big Brother estimula a traição e a prostituição de forma deslavada e muitos cristãos participam desses valores podres assistindo essas programações, jornais semeiam suas opiniões evasivas e persuade as pessoas. Fábulas e mais fábulas e a humanidade vive desligada, como que em um mundo paralelo semelhante ao Matrix. Quando é que o povo de Deus vai acordar? O mundo está esfriando a Igreja brasileira através dos modismos e precisamos batalhar “pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos” (Jd 3b). O Evangelho não precisa ser adaptado, que papo é esse? O homem é que deve se adaptar ao Evangelho, nós é que somos chamados para um conserto, para carregar nossa cruz, para renunciar este mundo. Mas ao invés disso, líderes descompromissados com a verdade, avarentos e preocupados com dinheiro, não negociam uma “visão”, mas negociam a sã doutrina. Crentes “emos”, com as franjas caídas na testa, homens com as unhas pintadas, imitadores não da conduta do Apóstolo Paulo (1 Co 11.1), mas de bandas do tipo “restart”. Igreja, deixe o que é falso de lado e enxergue o que é verdadeiro, o que é a verdade, o verdadeiro Deus.

O que tem a chave de Davi – Demonstração de Sua autoridade e soberania. A falsa doutrina da Teologia da Pro$peridade ensina que o homem não pode aceitar nenhuma enfermidade, antes, deve determinar (exigir) a bênção de Deus. Aí, amado irmão(ã) , amigo(a), não sei se o servo nessa história é o homem ou se é Deus, mas sei de uma coisa, Paulo orou por três vezes ao Senhor para que lhe fosse tirado certo espinho na carne, mas a vontade Soberana do Altíssimo ressoou ao Apóstolo com a seguinte resposta: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.7-9). Ele é quem possui a chave de Davi e quando Ele abre a Porta ninguém pode fechar, nem o inferno! Quando Ele fecha, ninguém pode abrir. Ele é o Soberano!!! Se você tem uma porta fechada, não cesse de pedir, pois o que pede recebe, não cesse de buscar, pois o que busca encontra, não cesse de bater, pois ao que bate, a porta é aberta (Lc 11.10). É aberta por Jesus, pois é Ele o detentor da chave, continue batendo, continue clamando, coontinue exaltando o Soberano!!!!

2.      Características Positivas de Filadélfia

Tens pouca força – Pode ser que fossem poucos em número ou limitados em capacidade. Fosse o que fosse, o poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza (2 Co 12.9,10). O clichê “Deus não chama pessoas capacitadas, mas capacita os chamados” reflete uma realidade: não precisamos ter medo de atender à chamada divina, pois Ele nos instrui, ensina e dota de poder e dons espirituais para realizarmos Sua Obra. Contudo, isso não quer dizer que não há necessidade do obreiro se aperfeiçoar com cursos teológicos e no constante estudo da Palavra. Deixar de estudar a Bíblia achando que Deus é obrigado a nos capacitar durante um sermão é tentá-Lo. Ter pouca força é diferente de ser negligente e preguiçoso.

Tinha uma porta aberta - Portas abertas representam acesso e oportunidades (1 Co 16.8,9; Cl 4.3). A localização geográfica de Filadélfia era estratégica, pois servia de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. A rota real para Jerusalém contava com Filadélfia, por isso, essa congregação representa uma Igreja que evangeliza e que prega a Boa Notícia do Reino. Deus quer abrir portas para a propagação do Evangelho através da sua vida, Ele quer te usar para anunciar Sua Palavra no local onde você mora, trabalha, estuda, etc. Seja um canal de Deus.

Guardaste a minha Palavra – Vale comentar o grande problema que enfrentamos: o Empirismo. A busca incansável por experiências inertiza alguns crentes a avaliar se tal evento é místico, extra ou anti-bíblico. Uma característica positiva daquela congregação é que eles guardaram a Palavra do Senhor. Quando a guardamos em nosso coração, evitamos de pecar contra Deus (Sl 119.11). Somente aqueles que amam a Cristo guardam verdadeiramente Sua Palavra (Jo 14.23). As experiências são importantes, mas não podem ultrapassar o que está escrito. Se alguém, por exemplo, disser que foi arrebatado em espírito e que teve experiências fantásticas com Jesus e que viu a face de Deus, o que você diria? Qual base bíblica aprovaria tal relato? Na verdade, tal experiência contradiria a Bíblia, pois homem nenhum pode ver a face de Deus e viver (Êx 33.20-23). Seja um crente bereano, confira na Palavra de Deus, não confie apenas porque quem disse é um pastor renomado, aquele tele-evangelista famoso. Ame a Palavra de Deus e se alimente do maná celestial.

Não negaste o meu Nome – “Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo” (v. 9). Aqueles irmãos foram perseguidos pelos fariseus e outras seitas judaicas da época, mas ainda assim não negaram o Nome que está acima de todo nome. Quando vem a luta qual é a sua postura? Quando está no trabalho ou em um lugar público, qual é a sua conduta? Quando não tem ninguém vendo, qual é a sua atitude? Quando zombam de crentes, como você reage? Não podemos negar o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em hipótese alguma.

3.      Promessas

Também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro – Pode ser uma referência à perseguição que começou no reinado de Domiciano e que causou terrível sofrimento e a morte de centenas de milhares de pessoas. Independente da natureza específica desta provação, Jesus prometeu proteção (mas não isenção de sofrimento) aos fiéis em Filadélfia. Os intérpretes futuristas, atribuem essa passagem à guarda da Igreja no tempo da grande tribulação, mostrando que seremos arrebatados antes de vir o governo do anticristo.

Eu o farei coluna no templo do meu Deus – As colunas de Filadélfia racharam e caíram no terremoto algumas décadas antes, mas as colunas no verdadeiro templo de Deus jamais seriam destruídas. Estas não são de pedra, são colunas vivas e firmes. Jesus não fala somente de líderes nas igrejas (Gl 26.9), mas de todos os vencedores fiéis. Os discípulos do Senhor são, ao mesmo tempo, pedras vivas e sacerdotes (1 Pe 2.5-9). Se aquelas colunas racharam e ruíram, Ele quer usar você para ser uma coluna na grande seara.

Escreverei sobre ele o nome do meu Deus – Nomes gravados sugerem posse. O vencedor pertence a Deus. Ele faz parte do “povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pe 2.9). Ele também pertence à cidade de Deus, a nova Jerusalém. Jesus confessará abertamente os nomes dos seus servos (Mt 10.32).


4.      Conselhos

Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa – Enfrentariam tentações e correriam o risco de perder tudo que haviam alcançado. Precisamos vigiar e permanecer fiéis até o fim (1 Co 10.12). O fato de não receberem nenhuma crítica não isenta-os de vigiar: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia” (1 Co 10.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário