terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Igreja que Tolerou Falsos Ensinos

Ap 2.18-29“Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos; e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela; e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras. Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; mas o que tendes, retende-o até que eu venha. Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas.”

Introdução

·        A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes.

·        Atualmente, chama-se Akhisar, na Turquia.

·        Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de lá (Atos 16:14).

·        Tiatira era produtora de púrpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16:14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc.

·        Havia grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã.

·        Tiatira tinha templos e santuários religiosos aos falsos deuses Apolo, Sambate, Tirimânios e Artemis (uma deusa chamada Diana pelos efésios – veja Atos 19:34).

·        A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel.

·        Os que interpretam o Apocalipse de forma histórica (nós faremos do ponto preterista), dizem que Tiatira representa a igreja católica no período de 500 a 1517 d.C. (período chamado de idade das trevas).

1.      A apresentação de Jesus

O Filho de Deus – Em meio a tantos ídolos e ao gnosticismo, Jesus se apresenta como o verdadeiro Deus. Os gnósticos ensinavam que existia uma classe privilegiada para o conhecimento. De acordo com eles, somente um grupo seleto poderia ter acesso ao conhecimento secreto de Deus, ao passo que Jesus nos mostra justamente o oposto (Jo 14.26). Eles utilizavam de mecanismos que a própria Palavra de Deus já condenava para adquirir o conhecimento oculto, através de fontes numerológicas, a cabala, dentre outros. Finalmente, esse mesmo grupo foi censurado por João, pois negavam a natureza humana de Cristo e criam que Ele apenas possuía um corpo fluídico. A maneira pela qual os Cristãos primitivos identificariam esses tais, se dava mediante uma análise de seu ensino: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo” (1 Jo 4.1-3).

Olhos como chama de fogo – Daniel e João tiveram uma visão semelhante (Dn 10.5,6; Ap 1.13-15). Demonstra o poder e a capacidade onisciente de Cristo, afinal, Ele sonda os rins e o coração (v. 23). Os Seus olhos estão sobre todos, ninguém pode escapar, nem justos e nem mesmo os ímpios (Pv 15.3). Alguns interpretam tal apresentação como sendo uma referência ao julgamento das nações durante o milênio (Ap 19).

Pés como Latão reluzente – Demonstra a santidade de Jesus. Os pés aparecem na Bíblia como um símbolo de nossa separação do mundo, representa os lugares por onde temos passado. Moisés é advertido a retirar as sandálias dos pés porque a terra onde estava era santa (Êx 3.5). É solicitado a Josué que retirasse seus sapatos porque estava diante do Príncipe do Exército do Senhor (Js 5.15). Quando João vê a figura glorificada de Cristo, Ele é descrito com pés refinados numa fornalha e que brilhavam tanto que refletiam sua glória e santidade (Ap 1.15).


2.      Características Positivas de Tiatira

Últimas Obras maiores que as primeiras – Tiatira era uma igreja ativa e provavelmente com muitas obras filantrópicas, trabalhava bastante e que aparentemente tinha crescido em amor, fé, serviço e perseverança (1 Co 15.58). Suas últimas obras eram mais numerosas que as primeiras e esse era um ponto que mereceu destaque. Vivemos períodos de apatia dos cristãos. As pessoas não são participativas em seus ministérios e alguns acabam ficando sobrecarregados na Obra do Senhor. Muitas igrejas estagnaram e não se preocupam em trabalhar na Seara. Muitos estão acostumados a participar dos cultos e voltarem felizes, saltitantes e jubilosos para seus lares após grandes reuniões de poder. O problema é que não se preocupam em anunciar o Evangelho e nem em fazer a vontade do Senhor na obra missionária. Precisamos crescer a cada dia e nossas obras precisam superar as primeiras para não acomodarmos nossa fé em uma zona de conforto.

3.      Características Negativas de Tiatira

Tolerância a Jezabel – A Igreja deve tomar cuidado com os falsos mestres e rejeitar seus ensinos (Rm 16.17,18; Tt 3.10,11). Embora aquela igreja tivesse amor, acabou tolerando doutrinas anti-bíblicas. Talvez tivessem deixado o amor e misericórdia passar o limite da tolerância às falsas doutrinas. Muitas pessoas têm medo de analisar o ensino de outrem achando que farão um julgamento condenado por Jesus, mas vale ressaltar que, o mesmo sermão do Mestre em Mt 7 contém duas partes sobre julgamento: a primeira repudia o julgamento hipócrita. Aquele em que a pessoa critica o próximo, mas faz a mesma coisa, quando não, pior. Já mais adiante, Ele mostra que precisamos estar espertos, acautelados, pois falsos mestres apareceriam como lobos disfarçados de ovelhas e para reconhecermos se são de fato verdadeiros profetas do Senhor, precisamos avaliar seus frutos. Cabe aqui uma simples analogia. Quando você vai à feira para comprar tomate, como sabe o que está bom e o que está ruim? Qual o critério você usa para se decidir? Quando o legume está com manchas negras e buracos na superfície, sinaliza que não deve ser aproveitado. Da mesma forma, analisamos os ensinos dos profetas, mestres, pregadores, etc, à luz das Escrituras e mediante a Palavra de Deus analisamos criteriosamente se há coerência ou não com os ensinos do Mestre dos mestres.

Auto proclamada profetisa – Jesus diz que a doutrina de Jezabel era profundeza de satanás. Como naquela época, o gnosticismo era forte, muitas pessoas buscavam conhecimentos secretos, ocultos e privilegiados. Este é um grande problema da igreja moderna. Duas situações se assemelham nos dias de hoje: 1) pessoas se auto-proclamando líderes religiosos (apóstolos, pastores, bispos, etc) e 2) o empirismo, isto é, maior estima pelas experiências em detrimento da doutrina bíblica. É como se alguém dissesse que foi arrebatado e que nessa viagem espiritual relatasse ter visto a face de Deus. Bem, à luz da Palavra do Senhor, homem algum pode ver Sua face e viver (Êx 33.20).

Ensinava e seduzia – Pelo fato de seus ensinos serem aceitos, tornaram-se doutrinas. Atualmente, muitas igrejas evangélicas se desviaram da sã doutrina e estão ensinando e seduzindo adeptos para a idolatria financeira (Cl 3.5). Todavia, devemos adorar a Deus pelo o que Ele é e não pelo o que pode dar (Hc 3.17,18). Precisamos fugir da Teologia da Pro$peridade.

Foi dado tempo para que ela se arrependesse – Neemias reconhece a misericórdia de Deus (Ne 9.17). É como se Ele nos desse corda aguardando nosso arrependimento, conduzido por Sua misericórdia (Rm 2.4-8). Provavelmente Deus usou alguém que foi visitar aquela congregação ou até mesmo algum irmão(ã) de dentro para alertar a falsa profetisa, mas ela não quis dar ouvidos. Quantos líderes movidos por seu orgulho e arrogância não aceitam estar errados? Preferem conduzir o rebanho de Deus de forma errada a ouvir uma simples ovelha.

Os demais que estão em Tiatira (os que não têm esta doutrina) – Pessoas que não concordam com as heresias são poupadas no julgamento. Deus julgará os líderes por seus ensinos, mas não podemos nos acomodar e achar que não temos nenhuma responsabilidade. Precisamos examinar as Escrituras (Jo 5.39) e conferir se o que é ensinado está de acordo (At 17.11).

4.      Promessas

Autoridade sobre as nações – Esta promessa aponta para o período do milênio, onde os cristãos reinarão por mil anos com Cristo.

Receberão a estrela da manhã – Para os judeus, Jesus é o Sol da Justiça, para o mundo Ele é a Luz do mundo e para a Igreja Ele é a resplandecente Estrela da Manhã. Quando estivermos na Nova Jerusalém, não mais precisaremos da luz solar, pois o Cordeiro é a luz que vai resplandecer (Ap 21.23).

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Igreja que se misturou com o mundo

TextoBase: Ap 2.12-17: Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes: Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas. Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”

Introdução

O único livro do Novo Testamento que cita a cidade ou a igreja em Pérgamo é o Apocalipse. Com a ajuda dos romanos, Pérgamo ganhou independência dos selêucidas em 190 a.C., e passou a fazer parte do império romano a partir de 133 a.C.. Durante mais de 200 anos, foi a capital da província romana da Ásia. Teve também uma biblioteca, com 200.000 volumes, que depois foram levados para Alexandria. Foi o povo de Pérgamo que começou a usar peles de animais para fazer pergaminho, substituindo o papiro. Pérgamo era a cidade mais idólatra de toda província da Ásia. Desde 29 a.C., foi o local de um templo dedicado a Roma e Augusto (idolatria oficial do governo romano). Mais tarde, foram erigidos outros templos para a honra dos imperadores Trajano e Severo. Além desses templos para o culto imperial, o povo de Pérgamo adorava outros “deuses”, tais como Zeus, Atena, Dionisio e Asclepio.


1.      A apresentação de Jesus

Para a igreja em Éfeso, Jesus se apresentou como “aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”. Para Esmirna como “o primeiro e o último, que foi morto e reviveu”. Já para a igreja em Pérgamo, Ele se apresenta como “aquele que tem a espada aguda de dois gumes”. O Apóstolo Paulo faz uma analogia com a armadura de um soldado romano e ensina aos efésios que era nevessário estarem vestidos com uma armadura espiritual para vencerem as ciladas do inimigo de nossas almas. No meio dessa armadura, ele cita a “espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef 6.17b). Sabe-se que esta espada era chamada de gládio pelos romanos, um instrumento de dois gumes com aproximadamente 55 cm, utilizado não para cortar, mas para perfurar a couraça do adversário. O autor da epístola aos hebreus vai mais além e diz que a Palavra de Deus é “viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12). Podemos inferir duas coisas: 1) a Palavra de Deus corta o pecado e todo o mal da vida do homem e 2) é capaz de ir até o âmago do ser humano, separando alma e espírito, emoção de espiritualidade. Ao passo que a ciência consegue atuar exteriormente no homem, no corpo e manipular pensamentos e emoções, não possui capacidade de chegar ao espírito. Mas a Palavra de Deus toca em lugares que ninguém pode tocar. Jesus estava dizendo à igreja em Pérgamo que Ele possui essa espada e que estava prestes a penetrar no íntimo daqueles cristãos, em lugares que ninguém podia chegar.

2.      Características Positivas de Pérgamo

Subentendemos que Pérgamo era resistente ao Evangelho e que os cristãos de lá sofreram perseguições por conta de Cristo. Eles são elogiados por não temerem a perseguição e por não abrirem mão do Nome de Jesus. É citado ainda, sobre um mártir, Antipas, tido por Jesus como Sua fiel testemunha. Simeão Metafrastes, escritor que viveu na segunda metade do século X d.C., conta que Antipas, bispo de Pérgamo, nos tempos do imperador Domiciano foi fechado dentro de um boi de bronze e aquecido ao rubro. Seu corpo foi, literalmente cozido na chama abrasadora. Diz-se que ele terminou seus últimos momentos em louvor e oração (O Novo Testamento Interpretado – Champlin). Para mais detalhes sobre perseguições da Igreja, leia o artigo anterior: “A Igreja Perseguida”.

3.      Características Negativas de Pérgamo

Seguiam a doutrina de Balaão – A doutrina de Balaão significa a secularização da Igreja, a mistura espiritual com o mundo, quanto às suas práticas e procedimento, perdendo ela assim sua pureza e santidade. Balaão, que era profeta de Deus, se contaminou por causa do dinheiro e ensinou a Balaque (inimigo do povo de Israel), rei dos moabitas, a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para contaminá-los. Visando o lucro, Balaão ensinou a Balaque como edificar altares e como sacrificar sobre eles recorrendo a agouros (ecantamentos). Muitos líderes estão abrindo mão da seriedade doutrinária e permitindo que o mundanismo entre nas igrejas. Está cada vez mais normal ver pessoas amasiadas e com vícios serem batizadas. Músicas seculares estão comuns em alguns ministérios. Gírias mundanas e estrelato, shows e modificação de ministérios e ministros em artistas. Já é comum ver cantores “evangélicos” cantarem músicas seculares em programas de recrutamento de “ídolos”. Aparência física (piercings, tatuagens, alargadores de orelha, cabelos multicoloridos, roupas indecentes, etc) já não é mais preocupação com o argumento de que Deus não olha o exterior. A Igreja, que deveria influenciar o mundo, está sendo influenciada por ele.

O caminho de Balaão (IIPe.2:15) – Ele queria ganhar o prêmio oferecido pelo rei Balaque e ao mesmo tempo agradar a Deus. Impossível!!! Vemos hoje obreiros igualmente mercenários, abraçando o ministério evangélico como se este fosse uma profissão rendosa. É o profissionalismo “espiritual” ou “os profissionais da fé”. Atualmente, muitos “cristãos” têm se vendido pela fama e tornado-se pessoas gananciosas. Pregadores que quando estavam iniciando seu ministério iam em congregações pequenas com alegria, mas agora como verdadeiros show-men, vão apenas em mega eventos. Cantores que têm exigido hotéis luxuosos e toda pompa como se a luz fosse deles. Cachês abusivos para que a Palavra de Deus seja pregada. O profissionalismo espiritual que está cada vez mais acentuado em nossos dias, levando pastores a receberem salários exorbitantes. Não bastasse tudo isso, alguns tele-evangelistas brigam entre si para obter o melhor horário na televisão, cumprindo o que disse o Apóstolo Paulo: “disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro” (1 Tm 6.5). Judas diz em sua epístola que estes mesmos falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades, atirando-se ao erro de Balaão por amor do lucro (Jd 8,11). O Apóstolo dos gentios já havia aconselhado ao jovem pastor Timóteo a tomar cuidado com essas coisas, pois “o amor pelo dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Tm 6.10). O erro de muitos líderes é justamente se contaminar com o dinheiro e sensação de poder que este traz. Já dizia o cientista político Maquiavel que, se quiser conhecer uma pessoa dê poder a ela.

Seguiam a doutrina dos Nicolaítas – O que era “obra dos nicolaítas”(Ap 2.6) tornou-se agora “doutrina”. Isso nos faz ficar alertas para o fato do rápido progresso do mal sobre a Igreja. Outro ponto importante é que a doutrina dos nicolaítas era justamente a liberdade de se comer coisas sacrificadas e a fornicação. Por que estaria Jesus comparando essa doutrina com a doutrina de Balaão? O mundanismo agrada as pessoas e assim a igreja incha e atrai mais números. Se tivermos que abrir mão da qualidade para que haja qualidade, estamos desobedecendo a Palavra de Deus e desagradando o Deus da Palavra.

4.      Conselhos de Jesus

Jesus aconselha aquela igreja ao arrependimento, isto é, uma conversão do caminho torpe. Deus responde a oração de Salomão, dizendo: “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14). Caso contrário, seriam cortados com a espada da boca de Jesus.

5.      Promessas de Jesus

Receberiam do maná escondido – É um alimento espiritual diário que ainda não havia sido encontrado pelos irmãos de Pérgamo. De adordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o evangelicalismo nominal, isto é, crentes não praticantes aumentou consideravelmente de 4% em 2003 para 14% em 2010. O número de freqüentadores de templo é grande e para nossa tristeza, muitas dessas pessoas ainda não tiveram um verdadeiro encontro com Jesus. Freqüentam as reuniões, buscam suas bênçãos, mas ainda não se converteram a Cristo.

Receberiam uma pedra branca com um novo nome – A história antiga dos gregos e romanos menciona essa pedrinha:

1) Nos tribunais, os juízes tinham pedras brancas e pretas. Se o acusado recebia uma pedrinha preta, estava condenado; se branca, estava perdoado, liberto, livre.

2) Nos jogos públicos, os vencedores recebiam pedrinhas brancas com os seus nomes gravados nelas. Isso dava-lhes direito a auxílio do governo pelo resto da vida.

3) Também pedrinhas brancas eram fornecidas a certas pessoas para livre trânsito em certas regiões, situações e reuniões. Era o passe, a entrada livre, autorização, nesses casos especiais.