terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Permanecendo no foco

Texto base: Gênesis 15:1 – 12 - Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança. Ao que lhe perguntou Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la? Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas.

Introdução

Sabemos que nossa luta não é contra carne ou contra sangue, conforme está em Efésios 6, mas até onde vai a influência demoníaca em nossas vidas? Sabemos ainda que, Jesus é especialista em milagres e que o diabo, nosso adversário, é especialista em desviar as pessoas do foco. São várias as vezes que nos deparamos com pessoas que têm um objetivo, mas que não conseguem por alguns motivos conquistar esse alvo. Poderemos aprender bastante à luz da Palavra, informações sobre esse assunto e juntos, focar nosso objetivo.

O que é foco?

Antes de mais nada, precisamos saber o que é efetivamente, foco. Muitos querem sonhar em conquistar três, quatro ou cinco projetos, entretanto, passam por dificuldades e não conquistam nenhum deles. O principal problema é a falta de foco, mas afinal de contas o que é foco? Segundo o dicionário Aurélio, foco é um ponto onde convergem os raios luminosos, sonoros, caloríferos, refletidos ou refratados num espelho ou numa lente. Podemos também, fazer uma analogia com um câmera-man, o qual foca uma imagem. Quando focamos a Palavra, estudamos, meditamos, prestamos atenção na pregação e aplicamos no nosso dia-a-dia. Quando focamos num problema, ficamos preocupados com ele por algum tempo até solucioná-lo, pessoas que se preocupam não fazem nada mais do que pré-ocuparem suas mentes, isto é, anteciparem o problema e isso os leva a focar apenas as tribulações esquecendo-se de até mesmo de Jesus. O foco passa a ser seus problemas e até mesmo o sono torna-se perdido por estarem olhando convergentemente apenas para a adversidade. Quando focamos na comida, paramos tudo o que estamos fazendo... Algumas pessoas focam muito bem na televisão.

Todos temos um foco em comum, mas todos temos um foco específico

Todos temos um foco em comum (a salvação) e ao mesmo tempo, cada um de nós temos objetivos particulares: alguns querem ser médicos, outros engenheiros, outros trabalhar numa empresa x, outros serem pastores, ministros de louvor, etc. Cada pessoa foca sua atenção em algum objetivo específico. No caso de Abrão, seu foco era realizar o que Deus havia dito a ele, preparar o sacrifício. Após esse sacrifício, Abrão teria uma grande revelação, ele estava em dúvida sobre a terra que haveria de herdar e o Senhor então o orienta a tomar uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho a fim de que os sacrificasse. Esses sacrifícios representavam a busca pela resposta, a consagração de Abrão para uma revelação maior. Quando estamos precisando de uma resposta dos céus, fazemos o mesmo, consagramos nossas vidas e ficamos atentos às várias maneiras que o Senhor pode falar conosco, mas não podemos negar que, sempre que desejamos focar em alguma coisa, aparecem situações para roubar nossa atenção. Não foi diferente com Abrão, no mesmo instante em que ele sacrificou os animais, aves de rapina, urubus, desceram do céu para tirar sua atenção, isto é, tirar seu foco. Essas aves não vêm instantaneamente em busca de carne morta, apenas quando já começam a se decompor, mas assim também é no reino espiritual. Não sei qual é o seu foco, se aprender mais da Palavra do Senhor, se receber uma resposta, se tornar-se um pastor, se receber a bênção familiar, se receber a libertação de um filho ou se a resposta da porta de emprego, mas quando os demônios (urubus) vierem tentar te tirar do foco, não aceite, expulse-os, enxote-os em Nome de Jesus!

Foco é o segredo do êxito

Para conseguirmos um empenho de excelência, precisamos focar no nosso objetivo. Sabemos que virão obstáculos, mas precisamos decidir o que é mais importante. Michael Jeffrey Jordan, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, possuía um aproveitamento de seus arremessos muito alto, mas isso porque focava nos treinamentos. Chegava a treinar mais de 500 lances livres em um dia. Disse uma frase que marcou o mundo do basquete “esse pessoal joga para não perder ao invés de jogarem para ganhar”. Mesmo quando perdia uma partida, Jordan mostrava-se com foco em como melhorar suas debilidades, porque seu foco não era ter uma bela partida, bem disputada e acirrada, mas sair de lá com a vitória. Assim deve ser o que quer estudar medicina, o que quer ser advogado, o que quer pastorear uma igreja, precisa manter o foco. Lembro-me de um tema que tratamos em nossa igreja “Disciplina”. Foi uma mensagem que mexeu com todos, pois falava sobre continuidade, conseguimos começar bem, mas não mantemos o ritmo. Fizemos um propósito de escrevermos a palavra disciplina e colar no banheiro para não nos esquecermos de nossos alvos. Toda a igreja se mobilizou para isso e sete meses depois apenas 15% dos irmãos ainda tinham aquela palavra colada em casa. Se perguntarmos qual foi a Palavra pregada no último Domingo , você se lembraria? Domingo retrasado? O anterior ao retrasado? Abrão não perdeu o foco, sabia o que tinha que fazer o no final recebeu uma reposta tremenda, ele caiu num sono profundo e o Senhor revelou os anos do cativeiro egípcio, 400 anos de escravidão, com a saída de três milhões de hebreus durante o êxodo. O ser humano se desvia muito fácil, mas o segredo da sua vitória é não perder o foco. Vejamos a seguir algumas das maneiras mais comuns pelas quais o ser humano perde o foco.

Maneiras mais comuns de se perder o foco

a) Luta – Algumas pessoas no momento de luta se apegam com Deus, mas outras desanimam e abandonam o trajeto. Já vi pessoas dizerem, “está difícil esse casamento, vou me separar”, ou “está complicado trabalhar aqui, vou sair”, “essa igreja é complicada, não agüento mais”... A Palavra entretanto nos diz que, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmos 30:5b), não perca o foco por causa da luta, pois ainda que você esteja chorando, os que semeiam em lágrimas, segarão com alegria (Salmos 126:5).

b) Tentações – Quando Jesus fora tentado, conforme narrado em Mateus 4, três áreas foram o alvo: Necessidade fisiológicas, Ego e Poder. Quantos pais de família têm perdido o foco por não estarem bem em casa com suas esposas e acabam dando ouvidos para a tentação e caem no adultério? Mas saiba que você pode e deve estar atento aos escapes que o Senhor te envia. Davi, o rei, estava na sacada de seu castelo descansando e foi surpreendido pela bela silhueta de Bate-Seba, não se conteve e quis se aproximar dela. Perguntou quem era aquela mulher e obteve o escape de Deus provavelmente através de algum de seus oficiais, quando este disse ser ela filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu (2 Samuel 11:1-3). Deus o estava avisando que aquela mulher era casada, que era tempo de recuar, mas a tentação falou mais forte e o tirou do foco. Mas Jesus deixou claro para nós como não perder o foco nas tentações, é estar munido com a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. Em cada frase maligna de satanás, Jesus desembainhava a Viva e Eficaz Palavra, mais penetrante que um gládio romano de dois gumes e aniquilava com as tentações do nosso adversário. Faça como o salmista, esconda a Palavra de Deus em seu coração e dessa forma você não pecará contra Ele (Salmos 119:11)

c) O poder da sugestão – Quantas pessoas só de virem uma outra bocejar não sentiram vontade? Quantas nunca viram uma propaganda da Perdigão e não imaginaram-se com fome? Esse é o poder da sugestão. A pessoas querem vencer uma situação, mas enfrentam o inimigo errado. Fica pensando repetidamente “não posso fazer isso” e a vontade torna-se mais forte, pois satanás fica sugerindo que você não vencerá, fica sugerindo seu fracasso, sua derrota, mas você não pode aceitar essa sugestão do inferno, mas colocar sobre sua cabeça o capacete da salvação (Efésios 6:17) e não mais pensar nas coisas deste mundo, mas elevar seus pensamentos, ocupando-os com as coisas do alto, enviando glória lá para a Glória (Colossenses 3:1,2), entendendo que você tem a mente de Cristo e não a mente do derrotado, satanás (1 Coríntios 2:16).

d) Mudança de plano – O ser humano é muito indeciso e conforme diz a Bíblia, tem um coração enganoso. Muitas pessoas simplesmente mudam seu rumo e deixam projetos abandonados. Conheço pessoas que são muito inconstantes, ora desejam estudar engenharia, ora desejam estudar administração, ora desejam fazer psicologia. Quantos projetos você tem abandonado? Quantos projetos você tem mudado de idéia? Quantos projetos você já teve este ano? Quantos você deixou pelo meio do caminho? “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda” (Isaías 30:21).

e) Uma bênção – Outras pessoas acabam fazendo o oposto, focam em uma bênção. Quando ela chega, relaxam completamente. Alguns deixam de dar valor, outros supervalorizam e esquecem de outras coisas importantes e outros ainda, abandonam o caminho do Senhor. Infelizmente as pessoas focam apenas o recebimento da bênção e esquecem de continuar focando o dono da bênção. Não deixe que bênçãos virem maldições em sua vida, se receber uma “bênção” vai te afastar ou te esfriar da Presença do Pai então é melhor que não haja esta “bênção”! O foco dos focos é Jesus, não troque esse foco por nenhum outro. “Fitando (focando) os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:2).

Conclusão

Não podemos abraçar um mundo de projetos, mas se focarmos pelo menos um, tomando cuidado com as situações que nos querem desviar e com os engodos de satanás, podemos ser vitoriosos. Não perca o foco, nem desfaleça a sua fé, pois foi através dela que os antigos alcançaram testemunho. Quem tem a mente de Cristo tem uma mente de vitória e de perseverança e não de derrotado; Quem tem a mente de Cristo sabe que uns confiam em carros, outros em cavalo, mas que nós faremos menção do Nome do Senhor (Salmos 20:7)!!!