terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Igreja que Tolerou Falsos Ensinos

Ap 2.18-29“Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos; e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela; e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras. Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; mas o que tendes, retende-o até que eu venha. Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas.”

Introdução

·        A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes.

·        Atualmente, chama-se Akhisar, na Turquia.

·        Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de lá (Atos 16:14).

·        Tiatira era produtora de púrpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16:14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc.

·        Havia grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã.

·        Tiatira tinha templos e santuários religiosos aos falsos deuses Apolo, Sambate, Tirimânios e Artemis (uma deusa chamada Diana pelos efésios – veja Atos 19:34).

·        A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel.

·        Os que interpretam o Apocalipse de forma histórica (nós faremos do ponto preterista), dizem que Tiatira representa a igreja católica no período de 500 a 1517 d.C. (período chamado de idade das trevas).

1.      A apresentação de Jesus

O Filho de Deus – Em meio a tantos ídolos e ao gnosticismo, Jesus se apresenta como o verdadeiro Deus. Os gnósticos ensinavam que existia uma classe privilegiada para o conhecimento. De acordo com eles, somente um grupo seleto poderia ter acesso ao conhecimento secreto de Deus, ao passo que Jesus nos mostra justamente o oposto (Jo 14.26). Eles utilizavam de mecanismos que a própria Palavra de Deus já condenava para adquirir o conhecimento oculto, através de fontes numerológicas, a cabala, dentre outros. Finalmente, esse mesmo grupo foi censurado por João, pois negavam a natureza humana de Cristo e criam que Ele apenas possuía um corpo fluídico. A maneira pela qual os Cristãos primitivos identificariam esses tais, se dava mediante uma análise de seu ensino: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo” (1 Jo 4.1-3).

Olhos como chama de fogo – Daniel e João tiveram uma visão semelhante (Dn 10.5,6; Ap 1.13-15). Demonstra o poder e a capacidade onisciente de Cristo, afinal, Ele sonda os rins e o coração (v. 23). Os Seus olhos estão sobre todos, ninguém pode escapar, nem justos e nem mesmo os ímpios (Pv 15.3). Alguns interpretam tal apresentação como sendo uma referência ao julgamento das nações durante o milênio (Ap 19).

Pés como Latão reluzente – Demonstra a santidade de Jesus. Os pés aparecem na Bíblia como um símbolo de nossa separação do mundo, representa os lugares por onde temos passado. Moisés é advertido a retirar as sandálias dos pés porque a terra onde estava era santa (Êx 3.5). É solicitado a Josué que retirasse seus sapatos porque estava diante do Príncipe do Exército do Senhor (Js 5.15). Quando João vê a figura glorificada de Cristo, Ele é descrito com pés refinados numa fornalha e que brilhavam tanto que refletiam sua glória e santidade (Ap 1.15).


2.      Características Positivas de Tiatira

Últimas Obras maiores que as primeiras – Tiatira era uma igreja ativa e provavelmente com muitas obras filantrópicas, trabalhava bastante e que aparentemente tinha crescido em amor, fé, serviço e perseverança (1 Co 15.58). Suas últimas obras eram mais numerosas que as primeiras e esse era um ponto que mereceu destaque. Vivemos períodos de apatia dos cristãos. As pessoas não são participativas em seus ministérios e alguns acabam ficando sobrecarregados na Obra do Senhor. Muitas igrejas estagnaram e não se preocupam em trabalhar na Seara. Muitos estão acostumados a participar dos cultos e voltarem felizes, saltitantes e jubilosos para seus lares após grandes reuniões de poder. O problema é que não se preocupam em anunciar o Evangelho e nem em fazer a vontade do Senhor na obra missionária. Precisamos crescer a cada dia e nossas obras precisam superar as primeiras para não acomodarmos nossa fé em uma zona de conforto.

3.      Características Negativas de Tiatira

Tolerância a Jezabel – A Igreja deve tomar cuidado com os falsos mestres e rejeitar seus ensinos (Rm 16.17,18; Tt 3.10,11). Embora aquela igreja tivesse amor, acabou tolerando doutrinas anti-bíblicas. Talvez tivessem deixado o amor e misericórdia passar o limite da tolerância às falsas doutrinas. Muitas pessoas têm medo de analisar o ensino de outrem achando que farão um julgamento condenado por Jesus, mas vale ressaltar que, o mesmo sermão do Mestre em Mt 7 contém duas partes sobre julgamento: a primeira repudia o julgamento hipócrita. Aquele em que a pessoa critica o próximo, mas faz a mesma coisa, quando não, pior. Já mais adiante, Ele mostra que precisamos estar espertos, acautelados, pois falsos mestres apareceriam como lobos disfarçados de ovelhas e para reconhecermos se são de fato verdadeiros profetas do Senhor, precisamos avaliar seus frutos. Cabe aqui uma simples analogia. Quando você vai à feira para comprar tomate, como sabe o que está bom e o que está ruim? Qual o critério você usa para se decidir? Quando o legume está com manchas negras e buracos na superfície, sinaliza que não deve ser aproveitado. Da mesma forma, analisamos os ensinos dos profetas, mestres, pregadores, etc, à luz das Escrituras e mediante a Palavra de Deus analisamos criteriosamente se há coerência ou não com os ensinos do Mestre dos mestres.

Auto proclamada profetisa – Jesus diz que a doutrina de Jezabel era profundeza de satanás. Como naquela época, o gnosticismo era forte, muitas pessoas buscavam conhecimentos secretos, ocultos e privilegiados. Este é um grande problema da igreja moderna. Duas situações se assemelham nos dias de hoje: 1) pessoas se auto-proclamando líderes religiosos (apóstolos, pastores, bispos, etc) e 2) o empirismo, isto é, maior estima pelas experiências em detrimento da doutrina bíblica. É como se alguém dissesse que foi arrebatado e que nessa viagem espiritual relatasse ter visto a face de Deus. Bem, à luz da Palavra do Senhor, homem algum pode ver Sua face e viver (Êx 33.20).

Ensinava e seduzia – Pelo fato de seus ensinos serem aceitos, tornaram-se doutrinas. Atualmente, muitas igrejas evangélicas se desviaram da sã doutrina e estão ensinando e seduzindo adeptos para a idolatria financeira (Cl 3.5). Todavia, devemos adorar a Deus pelo o que Ele é e não pelo o que pode dar (Hc 3.17,18). Precisamos fugir da Teologia da Pro$peridade.

Foi dado tempo para que ela se arrependesse – Neemias reconhece a misericórdia de Deus (Ne 9.17). É como se Ele nos desse corda aguardando nosso arrependimento, conduzido por Sua misericórdia (Rm 2.4-8). Provavelmente Deus usou alguém que foi visitar aquela congregação ou até mesmo algum irmão(ã) de dentro para alertar a falsa profetisa, mas ela não quis dar ouvidos. Quantos líderes movidos por seu orgulho e arrogância não aceitam estar errados? Preferem conduzir o rebanho de Deus de forma errada a ouvir uma simples ovelha.

Os demais que estão em Tiatira (os que não têm esta doutrina) – Pessoas que não concordam com as heresias são poupadas no julgamento. Deus julgará os líderes por seus ensinos, mas não podemos nos acomodar e achar que não temos nenhuma responsabilidade. Precisamos examinar as Escrituras (Jo 5.39) e conferir se o que é ensinado está de acordo (At 17.11).

4.      Promessas

Autoridade sobre as nações – Esta promessa aponta para o período do milênio, onde os cristãos reinarão por mil anos com Cristo.

Receberão a estrela da manhã – Para os judeus, Jesus é o Sol da Justiça, para o mundo Ele é a Luz do mundo e para a Igreja Ele é a resplandecente Estrela da Manhã. Quando estivermos na Nova Jerusalém, não mais precisaremos da luz solar, pois o Cordeiro é a luz que vai resplandecer (Ap 21.23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário