segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ler ou não ler? Eis a questão

Mt 22.29a – “Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus

Na semana passada, postei um artigo relacionado ao movimento herético conhecido no Brasil como Teologia da Pro$peridade. A Igreja brasileira entrou nesta “onda” e nem mesmo as denominações históricas escaparam dela. O modismo está na boca de cantores pentecostais e tradicionais e até mesmo pregadores que outrora combateram veementemente tais ensinos, acabaram aderindo às supostas revelações das $ementes. Estamos em uma época em que muitos lideram por seu carisma e não pelas Escrituras Sagradas. Na era da informação, sinceramente não sei se podemos chamar as pessoas que caem no golpe desses mercadores de ovelhas indefesas. Temos a Bíblia ao alcance de todos, materiais teológicos é o que não falta e sobretudo, temos o Espírito Santo em nossas vidas, o Outro Consolador, aquele que nos guia na Verdade, que aliás, é o próprio Espírito da Verdade. Além disso, a promessa da efusão do Espírito registrada em Joel 2.28 já foi cumprida no dia de Pentecostes e hoje podemos gozar da Presença de Deus em nossas vidas.

Mas se temos o Espírito Santo, como fica toda essa confusão uma vez que o Deus a quem servimos não é Deus de confusão? Bem, para entendermos um pouco melhor a resposta para essa pergunta, analisemos o que Jesus disse aos saduceus: “Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus”. Acredita-se que o nome “saduceus” seja derivado de Zadoque, que foi algum vulto do partido, ou aquele Zadoque, sacerdote no tempo de Davi (1 Rs 1.8) e de Salomão (1 Cr 29.22). Encontramos os descendentes de Zadoque no sacerdócio depois do exílio, conseguindo organizar um partido que, nos seus fins, era tão político quanto eclesiástico ou religioso. Durante mais de um século antes do nascimento de Jesus eles constituíam um importante partido nacional. Eles negavam a ressurreição e a existência de anjos e espíritos. Quanto à ressurreição, o historiador Flávio Josefo, depois de explicar a crença dos fariseus no destino e no livre arbítrio, no “poder imortal” da alma, num futuro estado de recompensas e castigos, acrescenta: “mas a doutrina dos saduceus é a de que as almas morrem com os corpos”’ (Antiq. XViii. cap. i. e 4). A negação da existência de anjos e espíritos, ia de encontro aos ensinos veterotestamentários - e por isso se pode explicar a impopularidade dos saduceus. Josefo fez ver que, quando eles se tornaram magistrados, tiveram de “aceitar as noções dos fariseus, porque de outra sorte o povo os não toleraria” (Antiq. XViii. i. e 4). Como partido, nunca foram os saduceus um corpo numeroso, terminando a sua existência depois da destruição de Jerusalém.

Uma vez que não acreditavam na ressurreição dos mortos e negavam a existência de anjos e demônios, tentaram colocar o Mestre em cheque, questionando acerca da Lei do Levirato em contraste com a ressurreição. A resposta de Jesus foi simples. Eles estavam equivocados em sua interpretação e erravam não por falta de conhecimento, mas pela falta de compreensão do Texto Sagrado, o que impulsionava-lhes a difundir erroneamente atributos divinos, pois não compreendiam o poder de Deus. Semelhantemente, muitas pessoas hoje, acabam desconsiderando a suficiência de Cristo para nossa remissão e salvação. Quando não, crêem de forma confusa que, a Soberania divina é parcial. Assim, homens e mulheres que mais prestam cultos às personalidades carismáticas do que a Deus, confiam em promessas humanas e barganhas espirituais ao invés de depositar sua fé no Deus Todo-Poderoso. É pela falta de compreensão da Bíblia, que ovelhas mal instruídas depositam sua fé em uma oferta mais gorda ou em algum objeto místico ou ainda, em seus líderes super-poderosos, sob o pretexto de que não se pode julgar. De fato, Jesus disse, “não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós” (Mt 7.1,2). Entretanto, Ele não disse apenas isso. No mesmo sermão (no qual Ele condena o julgamento hipóctita), o Senhor Jesus alerta a estarmos precavidos contra os falsos profetas. Além de alertar, Ele ensina como: “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.16-20).

O Apóstolo Pedro diz em sua primeira epístola: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?” (1 Pe 4.17). No mesmo sermão de Jesus, em Mt 7, Ele mostra que não são pelos dons que o profeta é conhecido e sim pelos frutos, até porque no dia do juízo muitos dirão: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?” (Mt 7.22). Tão somente pelos frutos, isto é, pelos ensinos, pela coerência ou incoerência com a Bíblia, já temos base o suficiente para discernir se estamos caminhando com profetas de Deus ou com falsos profetas. É pela análise criteriosa à luz da Bíblia que posso hoje, dizer aqui com todas as letras que a “Teologia da Pro$peridade” está em desacordo com os ensinos de Jesus. Não precisamos ir muito longe. Pessoas que ainda não se converteram a Cristo já notaram que alguns dos tais profetas da pro$peridade são estelionatários da fé, homens que se aproveitam dos problemas alheios e sugerem por intermédio de técnicas psicológicas uma solução com aparência de piedade. Ora, se é pelos frutos que conhecemos a árvore, por que essas igrejolas vivem a crescer? É pelo poder de Deus? Obviamente que não. É pela má compreensão das Sagradas Escrituras, pela manipulação em massa e pela incompreensão do verdadeiro poder de El-Shaddai.

Na semana passada, a correspondente do site “The Christian Post”, Jussara Teixeira1, publicou a notícia de que O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, fez uma declaração no mínimo polêmica sobre grupos de música gospel. “Quando vejo um crente fazendo sucesso por aí, é tudo emoção, não tem nada de Deus. Não vou errar se falar: 99% desse pessoal que canta por aí, é tudo endemoninhado, tudo perturbado.”, disse o bispo em programa da IURD TV. Jussara diz, ainda, que de acordo com a coluna de Ricardo Feltrin, do site F5, o bispo e outro líderes da Igreja Universal que participaram do programa criticaram especificamente a cantora evangélica Ana Paula Valadão, do grupo Diante do Trono, uma das bandas mais conhecidas e tocadas no meio evangélico brasileiro. O bispo Márcio, da Universal, durante o mesmo programa ao lado de Macedo, provocou, dizendo: “Outro dia um pastor botou a mão na cabeça dela e ela caiu no chão”.

Palavras um tanto incoerentes do bispo (bispo?) uma vez que Macedo e a Universal também têm uma gravadora de música gospel, a Line Records, através da qual cantores como Régis Danese, Robinson Monteiro, Michelle Nascimento, Marcelo Nascimento e Soraya Moraes gravaram discos, para não dizer do bispo Crivella, senador, cantor da Line Records, escritor e ministro licenciado da IURD. Ao passo que muitos erram por não compreender as Escrituras, outras nem mesmo as conhecem. O Senhor disse por intermédio do profeta Oséias : “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4.6) e Jesus disse “Examinais as Escrituras” (Jo 5.39). Cabe a nós, cristãos, lermos a Bíblia, pedirmos orientação do Espírito Santo, confrontar os ensinos dos pregadores com a Palavra de Deus e viver em conformidade com as Sagradas Escrituras. Para que possamos conhecer, é necessário ler, abandonar a televisão, conversas fiadas, novelas e tudo o que toma o lugar de Deus. Enquanto alguns líderes estimulam suas ovelhas a estudarem a Bíblia, a conhecerem a Verdade, outros inventam desculpas esdrúxulas para manter seus fiéis em fácil manipulação. Afinal, ler ou não ler? Eis a questão.





Notas
____________________

1 TEIXEIRA, Jussara. Edir Macedo Diz que Cantores Gospel são Endemoniados; Ana Paula Valadão Responde. Disponível em: http://portuguese.christianpost.com/noticias/20110913/edir-macedo-diz-que-cantores-gospel-sao-endemoniados-ana-paula-valadao-responde/ Acesso em: 13 de Setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário