segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Livro das Respostas


Em uma grande conferência, alguns eruditos conversavam...
- A biologia é a ciência principal porque lida com coisas vivas - disse um eminente cientista.
- Penso que a química oferece as melhores respostas, pois explica como e de quê são feitas todas as coisas - disse outro.
- Na verdade, a física é ainda a melhor de todas as ciências, pois explica as leis da natureza - disse um terceiro estudioso.
- Vocês estão todos enganados, pois a filosofia nos instiga a questionar todas essas ciências - respondeu um famoso filósofo.
Um quinto erudito permanecia calado, balançando a cabeça horizontalmente, como que reprovando o que estava ouvindo, até que um dos colegas lhe perguntou:
- E você, qual é a sua opinião?
- Amigos, eu estava em silêncio, pois não queria decepcioná-los. Há alguns anos, um aluno me presenteou com um livro, que mudou a minha maneira de pensar. Curiosamente, eu já tinha essa obra em minha biblioteca, mas jamais me interessara em lê-la de modo sequencial. Depois que a examinei com cuidado, descobri muitas respostas.
Abrindo a sua pasta, o estudioso tirou um livro de capa preta bem desgastado e afirmou:
- A biologia estuda as coisas vivas. No entanto, qual é a origem da vida? A resposta está no começo deste livro:“No princípio, criou Deus os céus e a terra. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 1.1,24; 2.7).
E prosseguiu:
- A química explica de quê são feitas todas as coisas. Porém, quem criou as substâncias químicas? Este livro também tem a resposta: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb 11.3). A física explica as leis da natureza. Mas, quem estabeleceu essas leis? Neste livro está escrito:“Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão” (Gn 8.22).
E concluiu:
- Pode a filosofia, com todos os seus questionamentos, nos conduzir à verdade? Onde está a verdade? Vamos à resposta, neste livro: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 8.32; 14.6; 17.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário