segunda-feira, 13 de junho de 2011

Curiosidades Bíblicas

João 5.39 – “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”.
Um homem que sofria há 38 anos não conseguia descer ao tanque de Betesda por falta de ajuda e por isso permanecia enfermo. Jesus passando por aquele lugar viu esse homem deitado em seu leito e perguntou-lhe: “Queres ficar são?” O homem respondeu-lhe: “Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”. Depois dessa resposta Jesus apena lhe disse que se levantasse, tomasse seu leito e que andasse. Imediatamente o homem ficou curado, tomou seu leito, num belo dia de Sábado e seguiu adiante.
Nesta ocasião vemos o Poder de Jesus sobre a enfermidade, mas além disso, o Mestre demonstra a ineficiência da Lei em contraste com a eficácia da Graça. Da mesma forma que a Lei continha 5 livros (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), o tanque em Betesda tinha 5 alpendres (Jo 5.2). Da mesma maneira que os israelitas caminharam 38 anos pelo deserto (Dt 2.14), aquele homem estava há 38 anos no seu próprio deserto (Jo 5.5). Através da Lei não foi possível receber a transformação. Quando, entretanto, encontrou-se com Jesus, ele não precisou esperar horas, dias, meses ou anos por seu milagre. No mesmo instante sua vida foi transformada.
Todavia, os religiosos da época não aceitaram que aquele homem carregasse seu leito, pois era Sábado e ele encontrava-se transgredindo o quarto mandamento da Lei (Êx 20.8-11). Diante disso, revoltara-se contra Jesus e acusavam-no de proferir blasfêmias . Eles não conheciam o Mestre, honravam a Deus com os lábios, mas o coração estava longe do Senhor. Mateus apresentou o Cristo como Servo, Marcos como Rei, Lucas como Filho do Homem, mas João preocupou-se em evidenciar sua Deidade. Jesus não era um mero líder religioso, não era um revolucionário e sim o Senhor do Sábado (Jo 5.16,17).
Assim como o mestre da Lei, Nicodemus, havia falhado em interpretar as Sagradas Escrituras e os ensinamentos de Cristo (Jo 3.10), aqueles homens também não conseguiam enxergar o Poder de Deus emanando em Jesus Cristo, homem. Foi necessário que Jesus dissesse a eles que realizassem um exame criterioso da Palavra, pois esta testificava dEle. Nós, como bons cristãos, precisamos examinar as Escrituras, verificar cada detalhe e aprender a cada dia com a bendita Palavra do nosso Deus. Para uma boa exemplificação, um exame de sangue é uma forma de enxergarmos o que a olho nu não somos capazes de detectar. É num exame como este que detalhamos como estamos de glóbulos brancos, colesterol, dentre outros. É comum vermos pregadores repetindo o que ouvem. Alguns pela inexperiência e outros por imitação. Mas o fato é que, há alguns detalhes ou porque não dizer curiosidades, da Bíblia Sagrada. Espero poder ajudar e despertar o interesse do amado leitor à leitura e à boa análise da Palavra de Deus.
1.       Parábola dos talentos (Mt 25.14) – Na versão ARC (Almeida Revista e Corrigida), a epígrafe diz que são 10 talentos, mas eram 5 + 2 + 1 = 8. Dobrando esses talentos temos 10 + 4 + 1 = 15. É interessante como os editores não perceberam esse detalhe, mas da mesma forma como passou desapercebido por eles, passa também por nós.
2.       Aparição de Jesus aos 12 (Lc 24.36) – Versão ARC a epígrafe diz que Jesus apareceu aos 12, mas foi aos 11, pois Judas já não mais fazia parte do grupo apostólico.
3.       A história dos magos – É comum ouvirmos e assistirmos nos filmes “3 reis magos” que ofertaram presentes a Jesus enquanto o Mestre ainda recém-nascido estava em uma manjedoura. No entanto, a realidade bíblica não é bem assim. Vejamos abaixo:
3.1.     Jesus não estava na manjedoura – Em Mt 2.11 lemos que os magos, isto é, os sábios, entraram em uma casa e que depois de terem visto o menino, prostraram-se e O adoraram. É comum assistirmos nos filmes essa cena e até mesmo é costume dos católicos montarem seus presépios desta forma, mas como vimos, Jesus não estava mais na manjedoura.
3.2.     Tinha cerca de 2 anos – Também como de costume, sempre vemos um recém-nascido na manjedoura sendo adorado pelos magos. Entretanto, lemos em Mt 2.16 que os magos passaram um tempo preciso ao rei Herodes de que Jesus tinha cerca de dois anos.
3.3.     A Bíblia não afirma que eram 3 – Outra afirmação comum, é a de que eram três homens. Talvez o fato de terem ofertado ouro, incenso e mirra tenha levado muitas pessoas a esta conclusão, mas isso não quer dizer nada, pois poderiam ser 2, 4, 5 ou mais homens ofertando ouro, enquanto outros ofertavam incenso e mirra. O mesmo raciocínio pode ser depreendido nos demais presentes, pois não quer dizer que cada homem deu especificamente, um ouro, outro incenso e ainda o último, mirra. O que podemos afirmar é que eram pelo menos dois (cf Mt 2.1,7,11).
3.4.     A Bíblia não diz que eram reis – Também tradicionalmente ouvimos que estes homens eram reis, contudo, nos versículos que contam esta história, não conseguimos evidenciar isso. Essa passagem se dá nos versos de 1 a 16.
4.       Qual vara virou serpente? É bastante comum alguns pregadores dizerem que foi a vara de Misés que virou serpente quando se apresentou a Faraó. Esta passagem se passa em Êx 7.9,10 e é bastante confundida com Êx 4.1-4, quando Moisés tem seu primeiro encontro com o Senhor e está prestes a ser enviado na missão de libertar o povo hebreu.
5.       Frases que a Bíblia não diz – Embora essas frases não estejam na Bíblia, possuem sentido teológico. O que não podemos é afirmar que a Bíblia diz:
5.1.     Faça a tua parte e eu te ajudarei
5.2.     Os viciados não herdarão o reino dos céus
5.3.     O Espírito é sujeito aos profetas (cf o correto em 1 Co 14.32)
5.4.     Venha como estás
5.5.     Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus
5.6.     O cair é do homem, mas o levantar é de Deus
5.7.     O dinheiro é a raiz de todos os males
5.8.     O pouco com Deus é muito
5.9.     Quem não vem pelo amor, vem pela dor
6.       Estas coisas ou as demais coisas? – Outra passagem bastante confundida é a de Mt 6.33. É até automático completar o versículo... “Mas buscai primeiro o Reino dos céus e sua justiça e as ... coisas serão acrescentadas”. O correto não é as demais, como muitos completariam e sim estas. Apesar de não parecer fazer muita diferença, demais coisas pode ser o que eu quiser (uma mansão de 1.000 m², uma Ferrari, fazenda, iates, etc), enquanto estas coisas se referem a Mt 6.31,32: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso”. Estas coisas são as necessidades básicas do homem, comer, beber e vestir. O que Jesus está dizendo é que quando priorizamos o Reino, o que é necessário ao homem não será negado.
7.       Judas se enforcou? – O que me motivou a escrever esse artigo foi essa dúvida. Alguns afirmam categoricamente que ele se enforcou, outros que ele pulou em um precipício. Afinal, Judas se enforcou, sim ou não? Na versão de Mateus, sim, ele se enforcou (Mt 27.5). Já na versão de Lucas ele caiu e se arrebentou pelo meio (At 1.16-19). A teoria mais aceita é a da “corda arrebentada”. Junta-se as duas afirmações, de Mateus e Lucas e conclui-se que, ele se enforcou no alto de uma montanha, a corda ou o galho não agüentou e ele caiu se arrebentando.
Gostaria de concluir esse artigo dizendo que não se trata de ser um crítico de carteirinha e ficar falando mal de um pregador, mas apenas incentivar a todo bom cristão na leitura da Palavra de Deus. Você já leu a Bíblia inteira? Sabia que para efetuar essa leitura em um ano, basta ler em média três capítulos e meio por dia? Leia, examine e desta forma não perecerá por falta de conhecimento (Os 4.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário