segunda-feira, 2 de maio de 2011

12 características das seitas

Vivemos em uma época em que o interesse por novidades crescem continuamente. O ser humano não se contenta com o que já existe e sente a necessidade de criar algo novo. Com isso, permeamos entre várias verdades. Religiões místicas como a Nova Era têm atraído muitas pessoas para seus falsos ensinamentos. Mas as que mais preocupam são as religiões pseudo-cristãs. São grupos religiosos que aparentemente são “evangélicas”. Quem nunca ouviu alguém se confundir pensando as Testemunhas de Jeová serem crentes? O que dizer da Renovação Carismática? Afora esses segmentos, outras denominações se confundem em meio a tantas visões. Paulo já advertia ao jovem obreiro Timóteo acerca dessas falsas doutrinas e encoraja-o a rejeitar essas fábulas profanas e exercitar-se em piedade (1 Tm 4:1,2,7). Normalmente esses segmentos sectários possuem algumas características comuns entre si. A seguir, estão ordenadas pelo menos 12 características das seitas, baseadas no livro “conheça as marcas das seitas” de Dave Breese (Editora Fiel, 2001). O objetivo não é esgotar o assunto, para isso deveria ser escrito um livro, mas serão abordados exemplos práticos, a fim de uma aplicabilidade melhor.


1.     Revelações extra-bíblicas – Para os segmentos que defendem essa idéia, a Bíblia é uma parcela da revelação de Deus. É como se Ele continuasse a inspirar as pessoas de hoje para novas revelações. A Igreja da Unificação é um exemplo disso. Os escritos de seu líder, o Rev. Moon, são superiores à Bíblia em muitos aspectos e, quando não o são, complementam a revelação bíblica, como ensinam. Os adventistas do sétimo dia também levam a sério os escritos de Ellen Gold White, tendo-os por equivalente às Escrituras. César Castellanos, narra sua experiência extrabíblica acerca da revelação a colheita do século XXI em seu livro Sonhas e Ganharás o mundo. Há alguns meses, certa “pastora” indagou em defesa dessa revelação questionando se Deus não continua falando conosco. Minha resposta foi clara: o cânon bíblico já fechou. Por isso qualquer revelação extrabíblica deve ser anatematizada como disse Paulo às igrejas da Galácia (Gl 1:2,8,9). Nem mesmo o conselho de Paulo serviu a Joseph Smith, que recebendo uma revelação extrabíblica de um anjo fundou o mormonismo, ou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
2.     Falsa base de salvação – A pergunta do carcereiro “o que devo fazer para ser salvo?” em At 16:30 ilustra bem a dúvida das pessoas sobre a salvação. Os gálatas estavam enfrentando isso nos dias de Paulo. Um grupo de judeus recém-convertidos ao cristianismo pregava que a justificação era feita através da obediência à Lei, mas o Apóstolo dos Gentios combateu essa heresia (Gl 2:16,21). Os Mórmons afirmam crer no sacrifício expiatório de Jesus, mas sem o cumprimento das leis estipuladas pela igreja não haverá salvação. Outro requisito foi exposto pelo profeta Brigham Young, que disse: Nenhum homem ou mulher nesta dispensação entrará no reino celestial de Deus sem o consentimento de Joseph Smith. As Testemunhas de Jeová ensinam que a redenção de Cristo oferece apenas a oportunidade para alguém alcançar sua própria salvação por meio das obras. Jesus simplesmente abriu o caminho. O restante é com o homem. Uma de sua obras diz: Trabalhamos arduamente com o fim de obter nossa própria salvação. Os adventistas crêem que a vida eterna só será concedida aos que guardarem a lei. A guarda obrigatória do Sábado é essencial para a salvação. A Bíblia é clara, somos salvos não pelas obras, mas pela Graça, mediante a fé no sacrifício de Jesus (Ef 2:8,9).

3.     Esperança enganosa – Os católicos adicionaram para seus adeptos uma esperança que não é bíblica, o purgatório, enganando assim a esperança de seus membros. Outro exemplo são as Testemunhas de Jeová as quais crêem que não haverá céu, mas que apenas 144.000 gozarão desse privilégio, estando os demais nesta mesma terra. O que dizer dos espíritas que praticam boas obras para voltarem em melhores condições na “próxima encarnação”. Cabe ao homem morrer uma só vez, vindo após o juízo (Hb 9:27).

4.     Lideranças messiânicas presunçosas – Muitos líderes têm trazido sobre si títulos que pertencem somente a Cristo. O Rev. Moon intitulou-se “senhor do segundo advento”, a segunda vinda personalizada de Jesus. O Papa é chamado de vigário de Cristo, Supremo Pontífice e até mesmo Patriarca do Ocidente. Joseph Smith (mórmons) declarou que João Batista lhe outorgou o sacerdócio de Arão, não bastasse isso, afirmou mais tarde ter recebido das mãos de Pedro o sacerdócio de Melquisedeque. DESROCHE ensina que há um tipo de fenômeno messiânico chamado “messias pretendido”, no qual o líder não reivindica diretamente para si o título de messias. Este título é atribuído pelos seus discípulos que podem chegar a mitificar essa pessoa (DESROCHE, H. Dicionário de messianismos e milenarismos. São Bernardo do Campo: UMESP, 2000, p 32-37). O Papa João Paulo II acabou de ser beatificado há alguns dias. Mas o mais perigoso desse messianismo pretendido, não é nem o líder ser chamado de messias, mas o de ser idolatrado por seus discípulos. No M-12 o Renê Terra Nova vem ganhando títulos e mais títulos, o que dizer da unção patriarcal? Vai discordar de alguma coisa desses líderes gedozistas, seus fãs caem em cima, cuidado com a idolatria!

5.     Ambigüidades doutrinárias – Uma das mais notáveis características das seitas são as mudanças doutrinárias que sofrem. Algumas vezes optam pela dúbia posição, dizem uma coisa em público, enquanto que internamente acreditam em algo completamente distinto (diferente). Quantos padres dizem para não adorar imagens, mas no final levam o povo a pedir pela intercessão dos santos? Harold Camping, por exemplo, previu o retorno de Jesus Cristo aconteceria para 1994, tendo, inclusive, publicado um livro chamado “1994?”, que foi muito bem vendido na época; Como Jesus não voltou publicou outro, “O Retorno de Cristo acontecerá em 21 de Maio de 2011”; Na primeira edição do Manual do Encontro, havia um item na ministração da Cura Interior em que a pessoa era orientada a perdoar a Deus.

6.   Descobertas especiais – A maioria das seitas inicia-se desta premissa. O líder e fundador pensa ter redescoberto a roda. Na manhã da Páscoa de 1936, estando em profunda oração no topo de uma montanha, Jesus apareceu-lhe e, revelando o propósito e o curso de sua vida, pediu ao joven Sun Myung Moon (Igreja da Unificação) que completasse a sua missão, tornada incompleta por sua morte na cruz, realizando o Reino de Deus na Terra e trazendo a paz para a humanidade. Segundo Moon, através de extremos esforços, em um curso de 9 anos de sofrimento e perseverança, pôde entrar em contato com seu deus, e com santos e sábios no mundo espiritual, para encontrar a resposta última às profundas questões que, ao longo dos séculos, tem afligido a humanidade: Qual é a origem do homem? Qual é a finalidade de sua vida? Qual é a relação entre Deus e o homem? O que são o bem e o mal? Qual é a origem do sofrimento humano? Outro exemplo é o do MCI – Missão Carismática Internacional, liderada por César Castellanos, veja sua descoberta: “Em 1991, sentimos que se aproximava um maior crescimento, mas algo impedia que o mesmo ocorresse em todas as dimensões. Estando em um dos meus prolongados períodos de oração, pedindo direção de Deus para algumas decisões, clamando por uma estratégia que ajudasse a frutificação das setenta células que tínhamos até então, recebi a extraordinária revelação do modelo dos doze. Deus me tirou o véu. Foi então que tive a clareza do modelo que agora revoluciona o mundo quanto ao conceito mais eficaz para a multiplicação da igreja: os doze. Nesta ocasião, escutei ao Senhor dizendo-me: Vais reproduzir a visão que tenho te dado em doze homens, e estes devem fazê-lo em outros doze, e estes, por sua vez, em outros! Quando Deus me mostrou a projeção de crescimento, maravilhei-me " (pp. 59-60 do livro SONHA e Ganharás o Mundo – grifos meus)”.

7.     Cristologia defeituosa – A Maçonaria vê Jesus simplesmente como mais um fundador de religião, ao lado de personalidades mitológicas, ocultistas ou religiosas, tais como, Orfeu, Hermes, Trimegisto, Krishna, (o deus do Hinduísmo), Maomé (profeta do Islamismo), entre outros. Se negarmos o sacrifício de Jesus Cristo e sua vida, estaremos negando também o Antigo Testamento, que o mencionava como Messias. Ou cremos integralmente na Palavra de Deus como revelação completa e, portanto, nas implicações salvíficas que há em Jesus Cristo, ou a rejeitamos integralmente. Não há meio termo. A Legião da Boa Vontade (LBV) subtrai a natureza humana de Jesus, dizendo que Jesus possui apenas um corpo aparente ou fluídico, além de negar sua divindade, dizendo que ele jamais afirmou que fosse Deus. Outros grupos também subtraem a divindade de Jesus: as Testemunha de Jeová dizem que ele é um anjo, a primeira criação de Jeová. Os Kardecistas ensinam que Jesus foi apenas um médium de Deus etc. Outra ramificação dessas heresias encontra-se na pessoa do Espírito Santo. Os TJ’s por exemplo acreditam que o Espírito não é uma pessoa e que é uma energia, o poder de Deus.

8.     Atenção bíblica segmentada – Consiste em focar não na Bíblia como um todo, mas em versículos isolados a fim de salientar suas doutrinas controvertidas. A exemplo disso, os TJ’s com seus incansáveis 144.000. A “visão” celular que enxerga 12 até onde não existe (acredita que arrumaram 12 discípulos até para Moisés?). Os Adventistas do sétimo dia para o Sábado. Os adeptos da Teologia da prosperidade que conseguem ver riqueza onde não existe.

9.     Estrutura Organizacional escravizadora – As seitas reduzem seus seguidores a uma forma de servidão espiritual e psicológica. Nessa categoria, mecanismos de pressão e submissão cega são utilizados para prender as pessoas à denominação. Muitos “pastores” dizem que se a pessoa sair de tal denominação passará por períodos de maldição fora de lá, a fim de amedrontar seus adeptos. Com isso a pessoa não sai por medo. Outros casos são o de serem excluídos socialmente quando saem de lá. No livro “M-12 o Modelo de Jesus” de Renê Terra Nova, ele compara um membro que desiste da visão ou do grupo com Judas e esse dissidente passa a ser um traidor realmente (experiência própria). O mesmo é praticado pelos TJ’s, a pessoa é tratada como um bandido. O Apóstolo Pedro diz aos anciãos (pastores): “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade” (1 Pe 5:2).

10.  Exploração financeira – O Apóstolo Pedro disse que apareceriam falsos mestres e fariam de nós negócio (2 Pe 2:1-3), isto é, aproveitariam das ovelhas e as sugariam através do comércio da fé. É um absurdo o que vemos hoje na chamada Teologia da Prosperidade. Pessoas barganham a fé descaradamente e fazem leilão dentro das igrejas. O que dizer das campanhas da IURD? O que dizer do trízimo da IMPD? São 10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo. Já no M-12 a moda que pegou é a oferta de primícias. Segundo o Terra Nova são 3% do seu salário. A pessoa que não dá não prospera, para mais detalhes leia o livro “Código da Honra” do referido “apóstolo”. Muitas pessoas estão é querendo ficar de asinhas abanando, querem trabalho fácil e dinheiro das custas dos outros para satisfazer suas vidas luxuosas enquanto as ovelhas estão vivendo dificuldade. É a constante visão do líder que anda com seu carro bonito e novo enquanto as ovelhas mal têm uma bicicleta. Exagero? Morris Cerullo possui uma mansão com mais de 1000 m2, uma “limusine aérea” [avião particular], um Gulstream G4, avaliada em torno de U$50 milhões de dólares, além de dois pilotos de tempo integral. Uma de suas aeromoças disse em recente depoimento que o avião tem o interior banhado a ouro. Quem quiser defender essa laia que defenda, mas não é isso que a Bíblia nos ensina.

11.  Exclusivismo religioso – É um caso típico das seitas. Sua grande maioria declara ser a única solução. As demais igrejas se apostataram e apenas essa denominação está certa. As Testemunhas de Jeová são um caso clássico. Além deles, temos os adventistas do sétimo dia, bem como a Congregação Cristã do Brasil, que chegam a rebatizar pessoas que vieram de outras denominações evangélicas. Por exemplo, se alguém sai da Batista ou da Assembléia de Deus e vai para essas denominações, seu batismo é desconsiderado e serão rebatizados. São várias as denominações que tem agido dessa forma. Até mesmo o criador do G-12, César Castellanos chegou a dizer que “A frutificação neste milênio será tão incalculável, que a colheita só poderá ser alcançada por aquelas igrejas que tenham entrado na visão celular. Não há alternativa: a igreja celular é a igreja do século XXI” (Castellanos, César, Sonha e Ganharás o Mundo, p. 143 – grifo meu).

12.  Sincretismo religioso – A mistura do paganismo e principalmente o judaísmo são as principais formas de sincretismo religioso em meio às seitas pseudo-cristãs. Do paganismo vemos as mais variadas heresias concernentes ao fetichismo. Os objetos passam a ter certo poder, como amuletos, pulseiras, rosas ungidas, saquinho com o sopro ungido, sal grosso, água benta, até mesmo o óleo ficou banalizado. Então as pessoas transferem sua fé àquele objeto em detrimento do autor e consumador da nossa fé. O cristianismo judaizante tão combatido por Paulo é a sensação, o modismo de hoje. Muitos ministérios idolatram a terra santa, Tocar de costas para a congregação, por considerar os ministros de musica “levitas de Deus”, usam o Shofar, para liberar unção ou invocar a presença divina, guardam o sábado fazendo dele o dia do Senhor, observam TODAS as festas Judaicas, usam o Kipá e o Talit, que são as vestimentas que os judeus praticantes usam para ir a sinagoga, usam excessivamente símbolos judaicos tais como, a bandeira de Israel, o Minorah ou a Estrela de Davi dentre tantos outros mais, constroem protótipos da Arca da Aliança a fim de simbolizar entre os cristãos a presença de Deus, mudam os nomes e as nomenclaturas bíblicas judaizando tudo, a ponto de chamar Paulo de Rabino. Até mesmo no modelo dos 12 de Manaus vemos o sincretismo jadaico. Paulo afirmou: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados. Estas são sombras das coisas futuras; a realidade, porém, encontra-se em Cristo” (Colossenses 2.16-17).


Para encerrar esse artigo, reitero as palavras de Paulo aos gálatas: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” (Gl 1:8,9). Acima de qualquer modelo, acima de qualquer revelação, acima de qualquer ideologia humana, filosofia eclesiológica está a Palavra do Deus Vivo. Crente no Senhor Jesus, leia as Sagradas Escrituras, não seja enganado, “pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras” (2 Co 11:13-15). Como disse o Senhor através do profeta Oséias, “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4:6). Seja um crente bereano, não um crítico de carteirinha que não vê nada de bom na igreja, que não está satisfeito com nada, mas alguém que examina a Palavra com avidez, que a preza, que a guarda e que a pratica. Se você é um pastor, incentive sua igreja a essa prática, para que não pereçam pelo conhecimento, não faça cara feia se sua ovelha perguntar acerca da pregação, seja humilde para admitir seus erros, não é porque somos pastores que não podemos errar, somos falhos, humanos. Mas podemos ser humildes e reconhecermos falhas, que história é essa que pastor não pode pedir perdão? Seja humilde e o Senhor vai exaltá-lo. Caso esteja ensinando heresias, volte ao ensino da sã doutrina e abandone as práticas heréticas. Se esfriou no primeiro amor, volte onde deixou cair. Não negocie a Palavra de Deus.

5 comentários:

  1. Olá pr. A paz do Senhor!
    Sou adventista do setimo dia e posso garantir ao sr que nao pregamos que apenas quem guarda o sabado sera salvo. Vi que existem muitos erros no seu texto sobre os adventistas, mas nesse erro o sr insistiu, disse mais de uma vez. Então decidi esclarecer.. Cremos que Jesus tem outras ovelhas em outros apriscos, e que Ele em breve vai ajuntar (afinal, estaremos todos na mesma cidade :D )
    Tbm cremos que Deus nao leva em conta o tempo da ignorancia. Como pode uma pessoa que nunca leu ou ouviu a respeito do sabado se perder por ter "rejeitado" o ensinamento de Deus? Nao tem sentido.
    O sr esqueceu de citar que uma caracteristica forte das seitas é o ocultismo. Estamos de portas abertas pra recebe-lo caso queira saber melhor sobre nos. Tambem temos uma rede de TV que visa expor tudo aquilo que acreditamos (TV Novo Tempo, canal 14 na sky). Se o sr quiser, estou aberta para conversar. Meu e-mail é anabeatrizpedro_@hotmail.com
    Informe-se mais sobre nos. Fico muito triste quando vejo pessoas espalhando mentiras a nosso respeito... Mas entendo que provavelmente essas mentiras foram pegas de outras fontes nao confiaveis tambem. As pessoas nos satanizam tanto so por seguirmos a biblia.. Seria comico se nao fosse tragico rs
    Enfim, aguardo contato se o sr realmente quiser saber melhor. O sr disse no post que nao ha nada de errado em reconhecer erros, isso me faz crer que tem o coraçao aberto pra se informar melhor. Aguardo seu contato, pr! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. nossa a IMPD não é seita não de maneira nenhuma, você não pode falar isso apenas por alguns equívocos que encontramos lá, la tambem tem pessoas salvas e que foram alcançadas por Cristo atravás de lideres usados também por Deus.
    Seita é adventismo, Congregação Cristã No bRASIL,OS TJ, mórmons etc,.. isso sim é seita herética

    ResponderExcluir
  3. Meus amados, acreditem, não é tão complicado assim, façamos exatamente o que Jesus manda que façamos: "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E O PRÓXIMO COMO A SÍ MESMO",e vamos parar de inventar costumes e doutrinas. Sigamos os passos de Jesus e estaremos no caminho certo.

    ResponderExcluir
  4. A dura realidade é que as igrejas perderam sua capacidade de estudo da Bíblia. Esquecem que somos salvos pela GRAÇA, mas julgados pelas OBRAS. Cultuam uma GRAÇA BARATA, caminham pelo CAMINHO LARGO. Depuseram a CRUZ DE CRISTO. Comem. bebem, vivem, vestem como o MUNDO e ficam doentes e sofrem como o MUNDO- aí pedem um MILAGRE. Vão aos cinemas, assistem novelas, assistem esportes E NÃO TEM TEMPO DE LER A BÍBLIA. Assim são transformados pelo deus deste século. E quem prega OS CUIDADOS COM O CORPO, O REPOUSO,a OBEDIÊNCIA, cuidados alimentares, EVITAR TOCAR AS COISAS IMUNDAS é visto como SEITA. Assim, uma denominação como a Igreja Adventista, que está em mais de 200 países (faltam 20 para o evangelho chegar a todas às nações), vive em função das pessoas extra-muros, coletando TONELADAS de alimentos para o natal de famílias pobres, tem ESCOLAS, hospitais no MUNDO INTEIRO, sendo reconhecida como um dos maiores sistemas EDUCACIONAIS NO PLANETA, é chamado SEITA??? Sobre EGW, se você seguir os ensinos dela sobre SAÚDE - dispensará MÉDICO (falo por que sou médico). Paz do Senhor. MARCOS ARIEL MD

    ResponderExcluir
  5. http://www.discernimentobiblico.net/caracteristicas%20comuns%20de%20como%20as%20seitas%20operam.html

    ResponderExcluir